top of page
  • Writer's pictureEquipe AFIT Comunica

Estresse: um inimigo silencioso


A correria e as preocupações do dia a dia têm nos deixado cada vez mais acelerados e estressados. Mas você sabia que, além da irritabilidade, o estresse pode causar ou piorar problemas de saúde?


Principais complicações provocadas pelo estresse


Doença cardíaca

O estresse pode aumentar a frequência cardíaca e o fluxo sanguíneo, além de causar a liberação de colesterol e triglicerídeos na corrente sanguínea. O estresse também pode levar ao tabagismo e à obesidade, aumentando, indiretamente, os riscos cardíacos. Asma

O estresse pode piorar a asma. Alguns estudos sugerem, inclusive, que o estresse crônico dos pais pode aumentar o risco de desenvolver asma em seus filhos.


Diabetes

Além de aumentar diretamente os níveis de glicose das pessoas com diabetes tipo 2, o estresse aumenta a probabilidade de maus hábitos alimentares, que podem agravar a doença.


Problemas gastrointestinais

O estresse também é um agravante comum em muitas outras condições gastrointestinais, como refluxo e síndrome do intestino irritável.


Doença de Alzheimer

Um estudo em animais descobriu que o estresse pode piorar a doença de Alzheimer, causando lesões cerebrais mais rapidamente. Alguns pesquisadores especulam que a redução do estresse tem o potencial de retardar a progressão da doença.


Como controlar o estresse


Embora o número de problemas de saúde relacionados ao estresse possa ser alarmante, não se desespere. As técnicas de gerenciamento de estresse podem fazer você se sentir melhor e trazer benefícios para a sua saúde. Veja dicas para experimentar na próxima vez que você se sentir estressado.


Respire fundo Apenas alguns minutos de respiração profunda podem acalmá-lo e controlar a resposta fisiológica ao estresse. A maior vantagem é que você pode fazer isso em qualquer lugar!


Concentre-se no momento Quando você está estressado, provavelmente está vivendo no futuro ou no passado. Tente se concentrar no que está fazendo no momento e veja como se sente.


Faça uma massagem

Aqui na Lica Cinelli, você encontra diversos tipos de massagem que te ajudam a relaxar e aliviar dores causadas pela tensão muscular. Acesse nossa loja virtual e garanta sua sessão agora mesmo!


8 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page