top of page
  • Writer's pictureEquipe AFIT Comunica

Conheça os sintomas da menopausa


A menopausa é o momento que marca o fim dos ciclos menstruais, normalmente a partir dos 50 anos, e é diagnosticada depois de 12 meses sem menstruação. Apesar de ser um processo biológico natural, a menopausa pode causar muito desconforto às mulheres, prejudicando seu sono, diminuindo sua energia ou afetar sua saúde emocional.


Entre os principais sintomas da menopausa estão ondas de calor, suor noturno, mudanças de humor, secura vaginal, ganho de peso e problemas de sono. Os sintomas são diferentes para cada mulher, mas a maioria delas experimenta alguma irregularidade em seus ciclos antes de parar de menstruar definitivamente.


Causas mais comuns da menopausa


Declínio natural dos hormônios reprodutivos: A partir dos 30 anos, os ovários começam a produzir menos estrogênio e progesterona - os hormônios que regulam a menstruação - e a fertilidade diminui. Por volta dos 50 anos, os ovários param de produzir óvulos, e a mulher entra na menopausa.


Quimioterapia e radioterapia: tratamentos contra o câncer podem induzir a menopausa, causando sintomas como ondas de calor. A interrupção da menstruação (e da fertilidade) nem sempre é permanente após a quimioterapia, portanto, medidas anticoncepcionais ainda podem ser necessárias.


Insuficiência ovariana primária: cerca de 1% das mulheres chegam à menopausa prematuramente, antes dos 40 anos. Normalmente, o problema é decorrente de fatores genéticos ou doenças autoimunes. Nesses casos, a terapia hormonal pode ser uma boa alternativa para proteger o cérebro, o coração e os ossos.


Complicações da menopausa


O fim dos períodos menstruais pode trazer alguns incômodos para as mulheres, e até favorecer o desenvolvimento de alguns problemas de saúde. Entre eles, destacam-se:


Osteoporose: essa condição faz com que os ossos se tornem quebradiços e fracos, levando a um risco maior de fraturas. Mulheres na pós-menopausa com osteoporose são especialmente suscetíveis a fraturas na coluna, quadris e pulsos.


Incontinência urinária: como os tecidos da vagina e da uretra perdem elasticidade, a mulher na menopausa pode sentir uma necessidade frequente de urinar e até dificuldades para controlar a urina, passando a desenvolver infecções com frequência.


Ressecamento vaginal: a secura causada pela diminuição da produção de umidade e perda de elasticidade pode causar desconforto e sangramentos leves durante a relação sexual. Além disso, pode ocorrer também a queda da libido.


Atualmente, o laser íntimo é um dos tratamentos mais procurados por mulheres que sofrem com incontinência urinária e ressecamento vaginal, seja na menopausa ou no pós-parto. Se esse é o seu caso, entre em contato conosco e agende a sua avaliação para realizar o laser íntimo aqui na Lica Cinelli!



7 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page