top of page
  • Writer's pictureEquipe AFIT Comunica

Cuidados íntimos indispensáveis no verão



Nesta sexta-feira é comemorado o Dia do Ginecologista e Obstetra. Além de acompanhar as mulheres durante a gestação, esse médico é responsável por cuidar da saúde íntima feminina, e por isso é importante consultá-lo regularmente. Com a proximidade do verão, aumentam as chances de as mulheres desenvolverem problemas na região íntima que podem trazer muito desconforto. Seguindo algumas dicas simples, no entanto, é possível evitá-los, e manter as visitas ao ginecologista apenas de forma preventiva.


Evite ficar com roupas molhadas

Com o calor, é natural que passemos mais tempo na beira da piscina ou na praia. Aproveitar os dias quentes é uma delícia, mas tente não ficar muito tempo fora da água com o biquíni ou maiô molhado. Aliada ao calor e ao abafamento causado pelos tecidos sintéticos, a umidade em excesso contribui para a proliferação de fungos que causam infecções como a candidíase.


Dê preferência às calcinhas de algodão

Como dissemos, os tecidos sintéticos atrapalham a transpiração e costumam deixar a região íntima mais abafada. As calcinhas de algodão permitem maior arejamento, por isso, dê preferência a elas no dia a dia. Outra dica de ouro para evitar problemas ginecológicos é dormir sem calcinha!


Use roupas leves

Não é só a calcinha que abafa a região íntima. Calças e shorts apertados demais também podem deixar a região pélvica mais úmida e reter calor. Por isso, no verão, prefira usar saias e vestidos.


Não exagere nos banhos

Tomar vários banhos ao dia pode desequilibrar o pH vaginal, deixando a região mais suscetível a infecções. No dia a dia, opte pelos sabonetes líquidos íntimos, que possuem pH compatível ao da vagina.


Lave suas calcinhas à mão

Ao lavar suas roupas íntimas, use sabão de coco ou sabonete à base de glicerina. Não use alvejantes ou amaciantes, e deixe-as secar em um lugar arejado, nunca penduradas dentro do banheiro.


Seguindo essas dicas, você estará pronta para curtir o verão com conforto e saúde!


19 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page