top of page
  • Writer's pictureEquipe AFIT Comunica

Veja como o álcool prejudica a sua saúde



As festas de fim de ano estão batendo à porta, e nessa época, costumamos exagerar não apenas nas comidas calóricas, mas também na bebida alcoólica. “Passar do ponto” uma vez ou outra não costuma ser um problema, mas o consumo frequente e excessivo de álcool prejudica - e muito - a saúde. Veja como:


Afeta o funcionamento cerebral


Trinta segundos após o primeiro gole, o álcool corre para o seu cérebro. Ele retarda as reações químicas e os processos celulares que enviam mensagens cerebrais. Como consequência, quem ingere bebida alcoólica demais pode sofrer alterações de humor, dificuldade de raciocínio e ficar com os reflexos mais lentos, além de sofrer com a perda de memória.


Piora o sono


Muitas pessoas acham que um drink ou uma taça de vinho podem ajudar a relaxar e a dormir melhor. De fato, o álcool pode nos deixar mais sonolentos, mas dormir rápido não significa dormir bem. Quando bebemos demais, o sono reparador - conhecido como sono REM - é prejudicado, e temos uma maior tendência a ter pesadelos. Além disso, o excesso de bebida também faz com que acordemos com mais frequência durante a madrugada para ir ao banheiro.


Prejudica o fígado e os rins


Nosso fígado é responsável por processar quase todo o álcool que bebemos, liberando uma grande quantidade de toxinas. Com o tempo, o consumo excessivo de álcool pode favorecer o acúmulo de gordura hepática e deixar o fígado mais fibroso e espesso. Isso limita o fluxo sanguíneo para o órgão, que deixa de funcionar apropriadamente. Esse excesso de toxinas também pode prejudicar os rins, que precisam trabalhar mais para filtrar nosso sangue.


O pâncreas também é afetado


O excesso de álcool provoca uma inflamação no pâncreas e prejudica a produção de insulina, hormônio responsável por processar o açúcar que ingerimos. A produção insuficiente de insulina pode desencadear o surgimento de Diabetes, além de aumentar a probabilidade de desenvolver câncer de pâncreas.


Fragiliza o sistema imunológico


O álcool enfraquece o nosso sistema imunológico porque prejudica a produção de glóbulos brancos. Além disso, normalmente, as noites de bebedeira também são de pouco sono, o que baixa ainda mais a capacidade de defesa do nosso organismo.


Desacelera o metabolismo e favorece a osteoporose


Além de ser extremamente calórico, o álcool deixa o nosso metabolismo mais lento, prejudica a absorção de cálcio e dificulta o crescimento muscular. Como consequência, quem bebe demais tem dificuldade para emagrecer e mais chances de desenvolver osteoporose.


Agora que você já sabe todos os malefícios que o álcool pode causar, nada melhor do que pegar leve neste fim de ano, não é mesmo?! Boas festas!


bottom of page