• Equipe AFIT Comunica

Varizes e vasinhos: por que se formam e como tratar


As varizes e vasinhos, comuns principalmente em mulheres, nada mais são que veias dilatadas. O que as difere é o seu tamanho: os vasinhos possuem, normalmente, entre 1 e 3mm e são mais superficiais, enquanto as varizes são superiores a 3mm e afetam vasos sanguíneos mais profundos.

Existem alguns fatores que podem contribuir para a formação das varizes e vasinhos, tais como:


- Usar salto alto diariamente e/ou ficar em por longos períodos de tempo;

- Realizar atividades físicas sem acompanhamento adequado;

- Consumo de álcool e tabagismo;

- Fazer uso de pílulas anticoncepcionais sem o devido acompanhamento médico;

- Estar acima do peso;

- Gravidez;

- Ter casos na família, dentre outros.


Se você sofre com o aparecimento dessas veias, seja por motivos estéticos ou por um risco à saúde (uma vez que a pessoa fica mais propensa a formação de coágulos, já que a veia dilatada dificulta o fluxo sanguíneo), aí vai uma boa notícia: tem tratamento! Existem algumas possibilidades para amenizar e/ou eliminar varizes e vasinhos, e essas devem ser discutidas com seu médico para definir a mais adequada para você. Uma das opções de tratamento que vem tendo bastante êxito é a escleroterapia. Ela é uma técnica não cirúrgica que consiste na aplicação de substâncias diretamente nos vasos, favorecendo o redirecionamento da circulação sanguínea e promovendo, assim, a diminuição e eliminação das varizes ou vasinhos.


Aqui na clínica médica Lica Cinelli temos profissionais capacitados para aplicar esse tratamento e contribuir para a sua saúde e bem estar. Entre em contato conosco para saber mais!

8 views0 comments

Recent Posts

See All