top of page
  • Writer's pictureEquipe AFIT Comunica

Saiba tudo sobre drenagem linfática



Você certamente já acordou se sentindo inchada, com a sensação de que nenhuma roupa caía bem, não é mesmo? O sedentarismo, a má alimentação e algumas outras condições podem favorecer a retenção hídrica, causando esse desconforto. Nessas horas, nada melhor do que a drenagem linfática para ajudar!


O sistema linfático é composto de vasos que levam para a corrente sanguínea o excesso de fluidos dos tecidos e dos órgãos. As manobras utilizadas na drenagem imitam o bombeamento fisiológico e estimulam o sistema linfático a trabalhar de forma mais rápida, movimentando a linfa até os gânglios e reduzindo a quantidade desse líquido entre as células, direcionando para que esse excesso seja eliminado.


A drenagem linfática aumenta a oxigenação dos tecidos, favorece a eliminação de toxinas e a absorção de nutrientes pelo trato digestivo. Além disso, é relaxante e potencializa o combate à celulite e à gordura localizada. A drenagem também é indicada para acelerar a absorção de hematomas e a cicatrização de determinados ferimentos, devido à melhora na irrigação sanguínea.


A drenagem linfática pode ser manual ou mecânica, quando são usados aparelhos específicos para potencializar os resultados. Independentemente do tipo de drenagem, é importante que o procedimento sempre seja realizado por profissionais habilitados, para que seja eficaz e não deixe marcas no corpo.


Quem pode fazer?


A drenagem é indicada, entre outros casos, para quem tem problemas circulatórios, edemas pós-cirúrgicos ou no período gestacional, celulite e tensão pré-menstrual.


Pessoas com infecções agudas, insuficiência cardíaca, trombose, hipertensão, câncer, asma brônquica e bronquite asmática não devem se submeter à drenagem linfática.

12 views0 comments
bottom of page