top of page
  • Writer's pictureEquipe AFIT Comunica

Saiba como funciona a Homeopatia



Você certamente já ouviu falar em Homeopatia, não é mesmo? Esse sistema médico foi desenvolvido no final dos anos 1700, na Alemanha, e é comum em muitos países europeus, além de ser bastante difundido em algumas partes do Brasil. Neste sábado é celebrado o Dia Nacional da Homeopatia. Mas você sabe como ela funciona?


Entendendo a Homeopatia

A Homeopatia se baseia na crença de que o corpo pode curar a si mesmo, estimulado pelo uso de substâncias naturais, como plantas e minerais, em pequenas quantidades. Uma crença básica por trás da Homeopatia é "semelhante cura semelhante". Em outras palavras, algo que provoca sintomas em uma pessoa saudável pode - em uma dose muito pequena - tratar uma doença com sintomas semelhantes. Isso serve para acionar as defesas naturais do corpo. Por exemplo, a mesma cebola que faz os olhos lacrimejarem pode ser usada em remédios homeopáticos para alergias.


Para que serve a Homeopatia

Os remédios homeopáticos costumam ser vendidos livremente em drogarias e lojas de produtos naturais, e são usados para uma ampla variedade de problemas de saúde, como alergias, enxaqueca, depressão e artrite reumatoide. Também podem ser usados para problemas menores, como hematomas, arranhões, dores de dente, dores de cabeça, náuseas, tosses e resfriados.


É importante ressaltar que os medicamentos homeopáticos não substituem os tradicionais, e não devem ser usados por pacientes com doenças graves, como asma, câncer e doenças cardíacas. Eles também não substituem as vacinas!


Homeopatia funciona?

Esse é um tema muito polêmico! Enquanto alguns estudos mostram que os remédios homeopáticos são eficazes, outros dizem que não. Os críticos atribuem os benefícios ao chamado “efeito placebo”, que é quando os sintomas melhoram porque o paciente acredita no poder do tratamento que está realizando.


Apesar de ter sua eficácia contestada por muitos médicos, os medicamentos homeopáticos, de maneira geral, não apresentam riscos. A maioria das substâncias é tão diluída, que raramente eles causam efeitos colaterais. Ainda assim, é sempre bom reforçar: jamais comece qualquer tratamento por conta própria. Converse sempre com seu médico de confiança antes, para ter certeza de que o medicamento é seguro, e que não vai interagir com outros remédios que você esteja tomando.



47 views0 comments
bottom of page