top of page
  • Writer's pictureEquipe AFIT Comunica

Pratique o autocuidado

Você já parou para pensar em quanto tempo está dedicando a si mesmo? À sua saúde física e mental? Nos últimos meses, uma nova expressão ganhou força nas redes sociais: o “autocuidado”.


Ter hábitos de autocuidado significa estar atento às próprias necessidades e desenvolver atividades que visam o próprio bem-estar. Estamos sempre prontos para atender às demandas do trabalho, de parentes e amigos. Mas precisamos encontrar um tempinho para cuidarmos também de nós mesmos!

Praticar o autocuidado é aperfeiçoar a cada dia seu estilo de vida para aprimorar sua saúde física e mental. Algumas dicas simples para fazer isso são:


Pratique atividades físicas

A prática regular de exercícios físicos favorece o sono, ajuda a melhorar a concentração e colabora para a manutenção do peso ideal. Além disso, os hormônios liberados pelo nosso corpo quando nos exercitamos ajudam a combater a depressão e o estresse. Se você ainda não tem o hábito de fazer exercícios, uma boa ideia é começar com caminhadas diárias. Lembre-se de procurar orientação de um profissional de Educação Física para realizar outras atividades!


Alimente sua vida social

Ter momentos de descontração com pessoas queridas também faz parte de uma rotina de autocuidado. Saia, sorria e divirta-se! Esta é uma ótima maneira de afastar sua mente dos pensamentos que te geram tristeza ou preocupação.


Aprenda a dizer NÃO

Boa parte de nós foi criada em uma cultura que enxerga o ato de dizer “não” como falta de educação. Essa atitude, no entanto, pode ser fundamental para a sua saúde! No trabalho ou fora dele, quando pedirem algo que esteja além de suas possibilidades, deixe claro o motivo de não poder ajudar e evite se sobrecarregar.


Tenha um momento só seu

Se, por um lado, a companhia dos amigos pode nos fazer bem, por outro, também é importante reservarmos um tempo para desfrutar da nossa própria companhia e cuidar de nós mesmos. Reserve um horário na semana para fazer uma massagem relaxante ou aquela limpeza de pele que você está adiando há tempos! Além de “desligar” a mente, o resultado vai fazer você se sentir ainda mais bonita, dando um “up” na autoestima.


Essas são apenas algumas das muitas ações de autocuidado que podemos praticar. E lembre-se: se for preciso, não tenha vergonha de procurar ajuda com psicólogos e demais profissionais ligados à saúde mental. E você? Tem praticado o autocuidado ou precisa prestar mais atenção às suas necessidades?

20 views0 comments
bottom of page