top of page
  • Writer's pictureEquipe AFIT Comunica

Por que o sono é essencial para a saúde?


Quando se trata da nossa saúde, o sono é tão vital quanto o exercício físico regular e uma dieta equilibrada. A vida agitada nem sempre nos permite dormir o suficiente, mas é importante fazer um esforço para estabelecer uma rotina de sono adequada. Entre os principais benefícios que os profissionais de saúde associam a uma boa noite de descanso, estão:


1. Melhor produtividade e concentração

O sono favorece várias funções cerebrais, como concentração, produtividade e assimilação do conhecimento. Um estudo publicado no Journal of Child Psychology and Psychiatry revelou que os padrões de sono das crianças podem ter um impacto direto em seu comportamento e desempenho acadêmico.


2. Menor risco de ganho de peso

A ligação entre ganho de peso, obesidade e má qualidade do sono ainda não é totalmente clara, mas já se sabe que a falta sono pode afetar a capacidade das pessoas de manter um estilo de saudável e afetar hormônios responsáveis pela regulação do apetite, levando-as a comer mais.


3. Maior desempenho atlético

O sono é tão importante para os atletas quanto consumir calorias e nutrientes suficientes. O ideal é que adultos durmam de 7 a 9 horas por noite, mas os atletas podem se beneficiar de períodos de sono de até 10 horas.


4. Menor risco de doença cardíaca

Descansar adequadamente a cada noite permite estimula a regulação da pressão arterial, reduzindo um dos principais fatores de risco para doenças cardíacas, que é a hipertensão.


5. Prevenção da depressão

A associação entre sono e saúde mental é objeto de pesquisas há muito tempo. Diversos estudos publicados nos últimos anos sugerem que pessoas com distúrbios do sono apresentam mais sinais de depressão, em relação àquelas que dormem bem.


6. Sistema imunológico mais forte

O sono ajuda o corpo a se recuperar do desgaste que sofre diariamente, incluindo o sistema imunológico. Algumas pesquisas apontam que uma melhor qualidade do sono pode ajudar o corpo a combater infecções.


8 views0 comments
bottom of page