• Equipe AFIT Comunica

POR QUE INCHAMOS TANTO?



Aproveitou o final de semana e acordou super inchada? Não sabe o porquê isso acontece? Hoje vamos te explicar o motivo de o nosso corpo inchar e o que você pode fazer para se sentir melhor.


Sentir-se inchada pode ser o resultado de diversos problemas, mas o mais comum é a retenção de líquido, que pode ser entendida como um acúmulo de água entre as células. Normalmente, nos sentimos mais inchadas no verão, já que nesta época do ano, devido ao calor, ocorre a vasodilatação.

Além disso, diversos fatores contribuem para a retenção hídrica, como problemas hormonais relacionados à tireoide, problemas em órgãos como os rins, coração e a causa mais comum está relacionada ao tipo de alimentação.

A manifestação do inchaço ocorre de diversas formas, sendo no corpo inteiro ou apenas em parte dele. A identificação visual, por exemplo, se dá como edema nas pernas, com sensação de dor, cansaço e às vezes ao pressionar a pele, percebemos que ela não volta ao normal por conta do excesso de líquidos.


Para diagnosticar o motivo da retenção de líquido, é necessário consultar um médico que analisará o caso através de exames.


Mas preparamos algumas dicas para você aplicar no seu dia a dia e que vão te ajudar a ficar livre dos indesejados inchaços! Veja:


Evite alimentos ultra processados e ricos em sódio

O primeiro passo para se livrar da retenção de líquidos é evitar o consumo excessivo dos alimentos que a provocam, como os ultraprocessados, ricos em sódio, açúcar, conservantes, embutidos, refrigerantes e fast foods.


Consuma alimentos naturais e ricos em fibras

Consumir frutas, verduras, leguminosas e oleaginosas contribuem para combater a retenção de líquidos, pois possuem substâncias antioxidantes e desintoxicantes. Além disso, inclua as fibras em sua alimentação, elas ajudam no bom regulamento do intestino e devem fazer parte da dieta de quem quer se livrar do inchaço indesejado.


Hidrate-se!

A hidratação colabora com o bom funcionamento dos rins e elimina as toxinas do organismo. Beba bastante água!


Consuma chás diuréticos

Chá de boldo, hibisco e chá verde têm ação diurética e ajudam a eliminar líquidos e, portanto, evitam o inchaço.


Pratique exercícios físicos

Praticar exercícios físicos é uma ótima opção para combater o inchaço. Escolha o que mais te dá prazer e se joga!


Faça drenagem linfática

A Drenagem linfática é uma técnica de terapia corporal que auxilia, otimiza e facilita a circulação da linfa e sua expulsão, junto com micro-organismos e substâncias não necessárias ao corpo, ela estimula a circulação e é eficaz no combate a retenção de líquidos.


Gostou de saber sobre a retenção de líquidos? Aqui na Lica Cinelli, temos os melhores protocolos para te deixar livre dos inchaços! Entre em contato com a nossa equipe e agende o seu horário!


4 views0 comments