top of page
  • Writer's pictureEquipe AFIT Comunica

Outubro Rosa: entre na luta contra o câncer de mama!


O mês de outubro começa amanhã e, junto com ele, se inicia também uma campanha mundialmente conhecida: o Outubro Rosa. A ideia do Outubro Rosa é conscientizar as mulheres sobre o câncer de mama, convidando-as a adotar hábitos saudáveis e a realizar os exames de rotina.


O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres e uma das principais causas de morte entre elas. Por isso é tão importante que todas nós aprendamos mais sobre a doença.


As taxas de sobrevivência ao câncer de mama variam muito em todo o mundo: na América do Norte, chegam a passar de 80%, enquanto em países de baixa renda, ficam abaixo dos 40%. Essa diferença tão gritante se explica, principalmente, pela falta de programas de prevenção e diagnóstico precoce nos países mais pobres, além do acesso restrito a tratamentos adequados.


Fatores de risco para o câncer de mama

Os principais fatores de risco para desenvolver câncer de mama são: obesidade, sedentarismo, consumo de álcool, terapia de reposição hormonal durante a menopausa, idade precoce na primeira menstruação e histórico familiar.


A conscientização é sempre o primeiro passo para a prevenção do câncer de mama. Por isso, é importante que as mulheres tenham o hábito de realizar o autoexame regularmente, apalpando ambas as mamas, incluindo os mamilos. Caso note a presença de algum nódulo (dolorido ou não) ou secreção, procure um médico o quanto antes.


Além do autoexame, é importante que, a partir dos 40 anos de idade, as mulheres realizem a mamografia anualmente. Para aquelas que têm risco aumentado de câncer de mama ou histórico da doença na família, a mamografia deve ser feita a partir dos 35 anos.


E já que não podemos controlar nosso histórico familiar ou predisposição genética, podemos, pelo menos, adotar hábitos que reduzam os riscos de desenvolver o câncer de mama: pratique atividades físicas regularmente, tenha uma alimentação balanceada, evite bebidas alcoólicas e fique longe do cigarro. Além de prevenir o câncer de mama e outras doenças, uma rotina mais saudável tem o poder de te deixar ainda mais linda!


Recent Posts

See All
bottom of page