top of page
  • Writer's pictureEquipe AFIT Comunica

Você sabe o que é Ortorexia?


Todo mundo sabe que uma dieta balanceada faz bem à saúde: com o aporte correto de nutrientes, é possível melhorar o sistema imunológico e manter-se no peso ideal, evitando os problemas desencadeados pela obesidade. Algumas pessoas, no entanto, desenvolvem uma espécie de obsessão por alimentos saudáveis. Isso se chama ortorexia.


O diagnóstico de ortorexia surgiu há relativamente pouco tempo. O termo foi usado pela primeira vez para definir pessoas obcecadas por alimentação saudável, que não abrem exceções para comer gordura trans, conservantes e outros aditivos químicos.


Os portadores de ortorexia também costumam passar horas analisando os rótulos dos alimentos nos supermercados e não comem pratos preparados por outra pessoa, deixando de frequentar restaurantes e lanchonetes, inclusive.


Como muitas vezes o ortoréxico não consegue obter todos os nutrientes necessários, ele acaba perdendo peso e pode desenvolver anorexia. Outro ponto preocupante é que esses pacientes se esquecem de que o fato de comer, em última instância, é um ato social.

Assim, para evitar questionamentos, acabam deixando de conviver com outras pessoas, o que pode levar a outros problemas de ordem psicológica.


Entre os fatores que podem desencadear o distúrbio estão os modismo alimentares, as receitas “milagrosas” para emagrecer, o culto à magreza e a publicidade excessiva de produtos supostamente saudáveis em vários meios de comunicação.


Ainda não há uma estimativa oficial do número de pessoas que sofrem de ortorexia no Brasil, mas é muito importante que elas procurem ajuda de um psicólogo ou psiquiatra.

Lembre-se sempre: a virtude está no equilíbrio! Pratique exercícios físicos e tenha uma alimentação balanceada. O ideal é que, nas principais refeições, seu prato possua pelo menos cinco cores, com verduras, legumes crus e cozidos, carboidratos e proteínas. Procure levar uma rotina saudável, sem excessos, mas permita-se pequenos prazeres e não abra mão do convívio com pessoas queridas. Cuide do seu corpo, mas também da sua mente!

34 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page