top of page
  • Writer's pictureEquipe AFIT Comunica

O que são óleos essenciais e como eles funcionam?


Os óleos essenciais são frequentemente usados ​​na aromaterapia, uma forma de medicina alternativa que emprega extratos de plantas para promover saúde e bem-estar. Mas como eles devem ser usados, e quais benefícios podem oferecer?


Os óleos essenciais são compostos extraídos de plantas, e normalmente são obtidos por destilação ou métodos mecânicos, como prensagem a frio. Essas técnicas garantem que os óleos retenham seus aromas naturais, preservando, assim, suas propriedades terapêuticas.


Os compostos químicos dos óleos essenciais podem interagir com o corpo de várias maneiras. Quando aplicados à pele, alguns deles são absorvidos. Já a inalação dos aromas dos óleos essenciais pode estimular áreas do sistema límbico, que faz parte do cérebro e desempenha um papel fundamental nas emoções, comportamentos, olfato e memória de longo prazo. O sistema límbico também influencia no controle de várias funções fisiológicas inconscientes, como respiração, frequência cardíaca e pressão arterial.


Principais usos dos óleos essenciais

Existem mais de 90 tipos de óleos essenciais, cada um com seu próprio cheiro e potenciais benefícios à saúde. Alguns dos mais populares são:


- Hortelã-pimenta: usado para aumentar a energia e auxiliar a digestão;

- Lavanda: usada para aliviar o estresse;

- Sândalo: usado para acalmar os nervos e ajudar no foco;

- Bergamota: usada para reduzir o estresse e melhorar as condições da pele, como eczema;

- Camomila: usada para melhorar o humor e o relaxamento;

- Ylang-Ylang: usado para tratar dores de cabeça, náusea e problemas de pele;

- Tea Tree: usado para combater infecções e aumentar a imunidade;

- Jasmim: usado para ajudar com depressão, parto e libido;

- Limão: usado para ajudar na digestão, humor e dores de cabeça.


Os óleos essenciais também são usados para aromatizar cosméticos e outros produtos naturais, além de ambientes e roupas. O de citronela, por exemplo, pode ser usado para repelir insetos.


Segurança e efeitos colaterais

Plantas e produtos à base de plantas contêm muitos compostos bioativos que podem prejudicar sua saúde, e os óleos essenciais não são diferentes. Entre os principais efeitos colaterais dos óleos essenciais, estão erupções cutâneas, ataques de asma, dores de cabeça e reações alérgicas. Portanto, fique atento à origem desses produtos e evite usá-los sem orientação.


9 views0 comments
bottom of page