top of page
  • Writer's pictureEquipe AFIT Comunica

Mindful eating, o que é?



Para entender o que é mindful eating é importante compreender primeiramente o que é mindfulness. Essa palavra pode ser traduzida como “atenção plena” e diz respeito a estar no momento presente.


Mindful Eating é a prática de se colocar atenção plena durante a alimentação. E por que ultimamente tem sido tão falada? Porque quando comemos com atenção, além de nos relacionarmos melhor com o alimento e com o nosso corpo, sentimos mais plenamente o momento em que estamos vivendo. E estar “presente” na vida, é viver de verdade. Essa prática pode ser aplicada em toda a nossa vida. Todas as nossas atividades diárias, como lavar louça, trabalhar, estudar, divertir-se, praticar um esporte e claro, comer, deveria ser feito com atenção plena.


Quando falamos de se alimentar, certamente estamos falando de muitas coisas, uma delas são as emoções não compreendidas, pensamentos disfuncionais e comportamentos automáticos podem entrar em jogo. Quando se reconhece o que está sendo sentido, se aceitam as emoções, a mente se acalma e podemos colocar atenção verdadeiramente na percepção do corpo e do alimento com o qual entraremos em contato.


Assim, o alimento passa a cumprir seu papel genuíno, de nutrir e trazer prazer, mas não de “afogar” emoções. Podemos dizer que todos nós temos grande capacidade de perceber aquilo de que necessitamos ou que nosso corpo aceita perfeitamente assim como aquilo que também comemos e não nos faz bem.


Quais os benefícios?


Diversas pesquisas mostram que a atenção plena pode trazer melhoras para a saúde física, mental e emocional. Bons resultados são encontrados no tratamento de dores crônicas, câncer, depressão, ansiedade, obesidade e transtornos alimentares. Selecionamos algumas dicas para você:


Ouça e respeite os sinais de fome e saciedade

Perceba quando está com fome e também quando já está satisfeito.


Tenha horários de rotina

Quando temos uma rotina bem estabelecida nosso dia a dia fica mais organizado e torna-se mais fácil estar no momento presente, como também lidar com os imprevistos.


Coma devagar

Para que pressa? Use o momento que você delimitou para se dedicar à sua alimentação e concentre-se na refeição.


Mastigue os alimentos por mais tempo

Além de contribuir para aproveitar melhor a refeição, com mais prazer, também pode ajudar a perceber os sinais de saciedade e evitar comer mais do que deveria.


Respire bem e relaxe antes de comer

Assim você se concentra e se prepara para o momento da refeição.


Gostaram das nossas dicas? Comente e compartilhe!


12 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page