top of page
  • Writer's pictureEquipe AFIT Comunica

Festa junina com saúde!


Uma das festas mais tradicionais - e gostosas - do Brasil é, sem dúvida, a festa junina. Este ano, com a quarentena, os tradicionais arraiás precisaram ser cancelados, mas muita gente está improvisando e fazendo sua própria festa em casa, para a data não passar em branco.


Cocada, canjica, arroz doce, paçoca, maçã do amor… Os pratos típicos dessa época do ano são simplesmente irresistíveis, mas também costumam ser bastante calóricos e podem, inclusive, piorar problemas de pele, como a acne.


O açúcar e os chamados “carboidratos simples”, como farinha branca, arroz branco e batata estimulam a liberação de insulina no sangue, causando inflamações e piorando a acne. “O leite, rico em leucina, pode aumentar a resistência à insulina e também piorar acne, especialmente nas mulheres que têm síndrome dos ovários policísticos. Também é interessante evitar castanhas e amendoim, por conta do teor de gordura que eles possuem”, explica a nutricionista Bruna Gardim, que atende na Lica Cinelli.


Bruna diz ainda que a acne está intimamente ligada à saúde do intestino: "por isso, é importante incluir fibras na alimentação, beber bastante água e consumir alimentos fermentados, como o iogurte".


Moderação é o segredo!


Sabemos que, quando o assunto é cardápio de festa junina, não faltam tentações! Mas você não precisa ceder a todas elas! Escolha a sua preferida e procure comer com moderação. Assim, você mata o desejo sem prejudicar a dieta e a pele.


Frituras, como os pastéis, e alimentos embutidos, como cachorro-quente e salsichão, devem ser consumidos com cautela, assim como bebidas açucaradas, como batidas e quentão.


É importante prestar atenção ainda a alguns ingredientes que até parecem saudáveis, mas que podem sabotar a sua dieta. É o caso do amendoim, usado no pé de moleque e na paçoca, e da abóbora, utilizada no doce de abóbora, sobremesas ricas em açúcar.


Ao fazer seu arraiá em casa, procure dar preferência a pratos como milho cozido, churrasquinhos, caldo verde e bolo de fubá, que não possuem conservantes e têm menos gordura. “Muitas receitas desta época têm ingredientes saudáveis como base. Então, minha dica é aproveitar a festa, porque ela não acontece o ano inteiro. Faça escolhas e coma com parcimônia”, diz Bruna.


Se você está precisando retomar o foco e cuidar melhor da sua alimentação, agende agora mesmo sua consulta nutricional na Lica Cinelli! Os atendimentos à distância foram liberados pelo Conselho de Nutrição durante a quarentena!


12 views0 comments
bottom of page