• Equipe AFIT Comunica

Benefícios da Dieta Low Carb


Se você é do tipo de pessoa que está sempre em busca de uma nova dieta para ficar em forma, certamente já ouviu falar em Low Carb. Mas você sabia que uma dieta baixa em carboidratos pode trazer muitos benefícios além da perda de peso? Veja alguns dos principais e converse com seu nutricionista a respeito.


Regula a Insulina

O consumo de carboidratos impacta diretamente a quantidade de açúcar no sangue e, consequentemente, os níveis de insulina. Ao diminuir a ingestão de carboidratos, o açúcar no sangue é controlado e os níveis de insulina baixam, beneficiando pessoas com diabetes e que têm resistência à insulina.

Diminui a fome

Os picos de insulina gerados pelo consumo excessivo de carboidratos são um dos responsáveis por gerar em nós a sensação de fome. Quem segue uma dieta baixa em carboidratos tende a ter níveis de açúcar no sangue - e de insulina - mais estáveis, permanecendo saciado por mais tempo.

Por isso a dieta Low Carb virou uma das queridinhas de quem deseja perder uns quilinhos: nos sentindo mais saciados, acabamos comendo menos e, consequentemente, emagrecendo. Além disso, os picos de insulina contribuem para o armazenamento de gordura, especialmente na região abdominal.

Protege o coração

As dietas com baixo teor de carboidratos têm um impacto benéfico em uma série de fatores de risco para doenças cardíacas, porque reduzem os triglicerídeos e aumentam as concentrações de HDL, conhecido como “colesterol bom".

Como fazer Low Carb

Uma das coisas mais importantes é entender que “Low Carb” não é a mesma coisa que “No Carb”. As dietas “No Carb” prezam pelo consumo apenas de proteínas e gorduras; já a Low Carb prioriza o consumo de verduras e legumes, que possuem carboidratos em pequenas quantidades.

O lema principal da dieta Low Carb é: coma o que é vendido na feira e no açougue! Além de frescos e deliciosos, esses alimentos melhoram a nossa saúde e diminuem o risco de doenças no futuro.

As chamadas “gorduras boas”, como o azeite de oliva e óleo de coco, também são muito bem-vindas na Low Carb, e contribuem também para uma maior saciedade. Elas também ajudam a substituir a energia que, antes, era fornecida pelos carboidratos, evitando que a pessoa se sinta estressada e com falta de energia no começo da dieta.

Apesar de todos os benefícios, é importante reforçar: não comece uma dieta sem antes conversar com seu nutricionista. Apenas um profissional qualificado é capaz de avaliar as suas necessidades nutricionais e indicar a melhor alimentação para você!


Central de Atendimento:

        +55 11 4200-0363 | www.licacinelli.com.br
Rebouças | Av. Rebouças, nº 3.753 | 11 3034-3320

Alphaville | Av. Cauaxi, nº 293 - cj.: 1904 | 11 4382-1339

Itaim Bibi | R. Pais de Araújo, nº 29 - cj.: 134 | 11 3078-8574

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
whats_01.png
111.png