top of page
  • Writer's pictureEquipe AFIT Comunica

Os perigos das dicas de beleza caseiras


Depilação, esfoliação, clareamento… Esses são apenas alguns dos tratamentos que muitas pessoas procuram nas clínicas de estética. Nos últimos meses, no entanto, as buscas por como realizar esses procedimentos em casa dispararam, devido à quarentena.


Bastam cinco minutos nos sites de pesquisa para encontrar receitas caseiras para cuidados com a pele que prometem milagres. A maioria delas promete ser eficiente e não oferecer riscos, mas nem sempre é assim. Algumas podem ser bastante perigosas, e além de não tratarem, podem até piorar a pele, causando novos problemas.


Receitas caseiras perigosas


Entre as receitas mais populares, estão os esfoliantes feitos à base de fubá ou de açúcar, por exemplo. Apesar de, de fato, promoverem uma esfoliação da pele, esses ingredientes podem machucar a epiderme, causar infecções e manchas. Também é importante lembrar que os esfoliantes corporais não são iguais aos faciais. Por isso, os produtos e a frequência da aplicação devem ser sempre recomendados por um dermatologista.


Outro ponto a ressaltar é que os esfoliantes corporais não são iguais aos faciais, já que são tipos diferentes de pele. Ou seja, os produtos escolhidos para uma esfoliação caseira, assim como a frequência de aplicação, devem sempre ser recomendados por um dermatologista.


Clareadores para a pele feitos com limão são outro clássico da internet, que além de não surtirem efeito, são extremamente perigosos. Ainda que seja aplicado durante a noite, o limão pode deixar resquícios na pele que, em contato com o sol, causam leves queimaduras, gerando manchas escuras e bolhas que podem deixar cicatrizes.


Pasta de dente para secar espinhas, refrigerante para bronzear a pele e até sal de frutas para remover pelos também estão na lista das “receitinhas caseiras” que podem fazer você parar no hospital! Por isso, nunca é demais reforçar: não confie em receitas caseiras que prometem milagres, e não faça qualquer tratamento sem orientação médica.


Lembre-se: os produtos prescritos pelo dermatologista são testados e seguem rígidos padrões de qualidade, sejam eles manipulados ou industrializados. Siga as orientações do seu médico e procure uma clínica da sua confiança para realizar qualquer procedimento estético. Seu corpo é a sua casa! Cuide bem dele!




Recent Posts

See All
bottom of page