top of page
  • Writer's pictureEquipe AFIT Comunica

Dezembro Laranja: faça sua parte no combate ao câncer de pele



Começou o Dezembro Laranja, mês de conscientização sobre o câncer de pele. O câncer de pele não-melanoma é o tipo de câncer mais comum no Brasil, e corresponde a cerca de 30% de todos os tumores malignos registrados no país. De acordo com o INCA, quase 177 mil novos casos de câncer de pele devem ser registrados no Brasil este ano, fazendo mais de 2,3 mil vítimas fatais.


O que é câncer de pele?

O câncer se caracteriza pela multiplicação desordenada das células, processo que dá origem aos tumores. Os dois tipos mais comuns de câncer de pele são os carcinomas de células basais e os de células escamosas, e têm altas chances de cura. Em seguida, aparece o melanoma, que é considerado mais perigoso.

Fatores de risco para câncer de pele

Alguns fatores podem aumentar o risco de uma pessoa desenvolver câncer de pele, como ter pele e olhos claros e histórico da doença na família. O principal fator de risco para o câncer de pele, no entanto, é a exposição prolongada, frequente e desprotegida ao sol, principalmente na infância a na adolescência. Pessoas com sistema imune debilitado e que se expõem à radiação artificial também têm mais chances de desenvolver a doença.

Sintomas do câncer de pele

Nem todos os cânceres de pele têm a mesma aparência, mas fique atento se você notar feridas que não cicatrizam, manchas na pele ou verrugas. Caso note qualquer alteração, procure o seu dermatologista imediatamente. Só ele é capaz de dar um diagnóstico correto.

Prevenindo o câncer de pele

A proteção contra a radiação ultravioleta é a melhor maneira de prevenir o câncer de pele. E ela é importante o ano inteiro, não apenas durante o verão ou na praia. Para se proteger dos raios UV, use protetor solar com FPS 30, no mínimo, e evite se expor ao sol entre 10h e 16h. Roupas com proteção UV também são bem-vindas. Além de manter sua pele saudável, o uso regular de protetor solar ajuda a mantê-la mais jovem e bonita, também. Por isso, cuide-se!


bottom of page