top of page
  • Writer's pictureEquipe AFIT Comunica

Cuidados com o corpo no calor



O verão ainda não começou, mas em várias cidades do país as temperaturas já estão bastante elevadas! Quem gosta dos dias mais quentes pode até estar comemorando, mas é preciso tomar alguns cuidados com o corpo no calor para evitar problemas de saúde. Veja a seguir algumas dicas.


Hidrate-se!


Nos dias mais quentes, acabamos suando mais para manter a temperatura corporal. Acontece que o suor é rico em água e sais minerais, e se esses componentes não forem repostos, podemos ficar desidratados, além de ter mais risco de sofrer tonturas, cãibras e lesões musculares. Para manter-se hidratado, procure beber água aos poucos, várias vezes ao dia, antes que a sede apareça (já que ela é um sintoma tardio de falta de água). Para saber se está ingerindo água suficiente, uma boa dica é observar a urina: ela deve estar bem clara, quase transparente!


Alimente-se bem


Nos dias mais quentes, dê preferência a alimentos mais leves, como frutas e vegetais, que são ricos em água. Além disso, esses alimentos são boas fontes de minerais, que também precisam ser repostos com mais frequência, devido à maior produção de suor. Evite os alimentos muito gordurosos, já que a gordura não costuma ser bem metabolizada nos dias muito quentes, o que pode causar mal-estar.


Tome cuidado ao praticar exercícios físicos


Durante a atividade física, perdemos água, sódio e potássio. Por isso, é preciso ingerir líquidos durante o treino. Outra dica é evitar a prática de exercícios ao ar livre entre 10h e 16h, quando o calor costuma ser mais intenso.


Use roupas leves


Os tecidos sintéticos atrapalham a evaporação da transpiração e, por isso, devem ser evitados. Também não é recomendado usar roupas de cores escuras, já que elas não refletem a luz solar e acabam absorvendo mais o calor. Aposte em tecidos como algodão e malha, que absorvem o suor, e dê preferência às roupas claras.


Aposte nos tratamentos para combater a transpiração excessiva


A depilação a laser nas axilas e na virilha pode ser uma boa alternativa para quem transpira muito, já que a ausência de pelos ajuda o suor a evaporar e diminui a proliferação de bactérias responsáveis pelo mau cheiro. Outro tratamento muito indicado nesses casos é a aplicação de toxina botulínica, o famoso Botox, em algumas regiões do corpo para amenizar a sudorese. Entre em contato conosco e saiba mais!


Recent Posts

See All
bottom of page