A rosácea é uma doença vascular inflamatória crônica, que causa vermelhidão na pele, bolinhas vermelhas, vasinhos dilatados e algumas lesões parecidas com espinhas. Pessoas de pele clara, especialmente mulheres a partir dos 25 anos, são as mais propensas a desenvolver rosácea, mas os homens também podem sofrer com a doença, e neles o quadro tende a ser mais grave.
As causas da rosácea ainda são desconhecidas, mas muitos médicos acreditam que a incidência da doença esteja relacionada a fatores como genética, reação a ácaros e fragilidade dos vasos sanguíneos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a rosácea não tem cura, mas alguns tratamentos podem controlar as crises e aliviar os sintomas.
Algumas medidas preventivas também podem ser tomadas. Se você tem rosácea, evite:
Se expor ao sol sem proteção
Ficar por muito tempo em ambientes quentes e de alta exposição solar pode deixar a pele do rosto avermelhada e ardente, piorando o aspecto da rosácea.
Fazer atividades físicas intensas
Algumas atividades físicas aceleram bastante a respiração e os batimentos cardíacos, aumentando o fluxo de sangue e, consequentemente, piorando a vermelhidão e a ardência no rosto.
Ingerir refeições e bebidas muito quentes ou apimentadas
Comidas e bebidas quentes ou apimentadas deixam a pele do paciente vermelha, com uma aparência irritada. Por isso, procure esperar um pouco para que a refeição fique em uma temperatura amena antes de comer, e não exagere nos temperos.
Consumir bebidas alcoólicas
O álcool provoca a dilatação dos vasos sanguíneos, causando vermelhidão e ardor na pele. Esses efeitos acontecem em todos que bebem, mas são piores para quem sofre com rosácea.
Outros cuidados simples podem ajudar você a controlar ou evitar crises de rosácea, como manter a pele limpa e fazer compressas com água termal gelada nos dias mais quentes ou após praticar atividades físicas. Além disso, alguns tratamentos faciais também ajudam a melhorar o aspecto da pele.
Comments