Os sinais de envelhecimento podem ser temidos por alguns e considerado uma virtude para outros, o fato é que esse processo é inevitável. Porém, muitas vezes, acaba surgindo de maneira precoce, dando seus primeiros sinais ainda na juventude. Ele acontece quando, além do envelhecimento natural provocado pela idade, existe uma aceleração da formação de flacidez, rugas e manchas, o que pode acontecer como consequência de hábitos de vida e fatores ambientais.
Uma das principais causas podem estar ligados a diversas situações e acontece quando há o aumento da quantidade de radicais livres produzidos que estão circulando no organismo, trazendo prejuízos à saúde dos tecidos. Algumas das situações em que há um aumento da quantidade de radicais livres e que estão diretamente relacionados com o envelhecimento precoce são: exposição solar em excesso sem proteção, poluição, hábito de fumar, sedentarismo, estresse e má alimentação.
Existem alguns sinais e sintomas que indicam que a pele passa por um envelhecimento mais cedo do que deveria. Os principais são:
Rugas e linhas de expressão na testa, ao redor dos lábios (bigode chinês) e olhos (pés de galinha): surgem devido à perda de colágeno e elastina, fazendo com que a pele deixe de ter a firmeza habitual e surjam falhas;
Manchas escuras: são causadas devido à exposição solar excessiva e sem fotoproteção;
Flacidez em excesso: o envelhecimento precoce torna a pele mais fina e sem firmeza devido à falta de hidratação e perda de gordura;
Presença de olheiras: olheiras intensas podem ser um sinal de que a pele não está saudável
Como combater o envelhecimento precoce:
Usar o protetor solar diariamente;
Fazer limpeza de pele;
Consumir alimentos antioxidantes;
Fazer tratamentos de pele;
Ter hábitos saudáveis.
Além disso, recomenda-se manter as avaliações médicas de rotina em dia, de forma a controlar doenças que podem piorar a aparência da pele, como desordens hormonais, carências de vitaminas ou doenças circulatórias.
Gostaram das nossas dicas sobre sinais de envelhecimento precoce? Comentem e compartilhem!
Commentaires