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Como criar e manter hábitos saudáveis


Sabemos que fazer escolhas saudáveis ​​pode nos ajudar a nos sentir melhor e a viver mais. Talvez você já tenha tentado ter uma alimentação mais saudável, fazer mais exercícios, parar de fumar ou dormir melhor. Não é fácil, mas é possível, e algumas estratégias podem te ajudar nessa jornada:


Conheça seus hábitos

As coisas regulares que você faz - desde escovar os dentes até tomar um drinque todas as noites - podem se tornar hábitos. Esses comportamentos se tornam repetitivos porque, de alguma forma, fazem você se sentir bem, e por isso podem ser tão difíceis de mudar. Eles também se tornam automáticos, e acontecem sem muita reflexão.


Por isso, o primeiro passo para mudar um comportamento é criar uma consciência sobre o que você faz regularmente. Procure padrões e identifique o que desencadeia os hábitos pouco saudáveis ​​que você deseja mudar. Com o tempo, talvez você perceba que come demais enquanto assiste à TV, por exemplo, ou que acaba fumando mesmo sem vontade quando acompanha algum amigo no intervalo do trabalho. Se esse é o seu caso, você pode passar a fazer as refeições com a TV desligada, ou aproveitar as pausas no trabalho para fazer pequenas caminhadas.


Planeje

Faça um plano que inclua metas pequenas e razoáveis, ​​e ações específicas que você deve tomar para alcançá-las. Como você pode mudar as coisas ao seu redor para alcançar seus objetivos? Também é importante planejar os obstáculos: pense no que pode atrapalhar sua jornada para viver com mais saúde. Como você pode fazer escolhas saudáveis ​​em situações inesperadas, em momentos estressantes ou quando é tentado por velhos hábitos?


Pense a longo prazo

Algumas pessoas têm mais dificuldade do que outras em resistir a seus impulsos, e acabam comendo ou bebendo em excesso, por exemplo. Pensar sobre os benefícios dos hábitos saudáveis no longo prazo pode ajudar você a abrir mão das gratificações imediatas e, assim, parar de se autossabotar.


Fique firme e seja paciente

Investir na sua saúde é extremamente gratificante, mas exige disciplina e paciência. Quando o desânimo bater, procure transformá-lo em pensamentos produtivos. Anotar tudo em um diário, desde os seus sentimentos até a sua dieta, pode ajudar. E não se esqueça: vá com calma! Toda mudança é um processo repleto de altos e baixos. O mais importante é seguir em frente!




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