top of page
  • Writer's pictureEquipe AFIT Comunica

A importância do protetor solar

Muita gente já está ansiosa pela chegada do verão, para aproveitar o calor na beira do mar ou da piscina. Mas a exposição ao sol exige cuidados, já que pode causar problemas como queimaduras e câncer de pele.


Desde 2014, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove o Dezembro Laranja, que faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Este tipo da doença é o mais comum no Brasil, com cerca de 180 mil novos casos por ano. A boa notícia é que, quando descoberto no início, as chances de cura são de mais de 90%.



Prevenção é o melhor remédio


De acordo com a SBD, pelo menos 70% da radiação solar que recebemos durante a vida são adquiridos no dia a dia. Por isso, o uso de fotoprotetores é indicado ao longo de todo o ano, mesmo em dias nublados ou durante o trabalho.


A SBD recomenda o uso de chapéus, blusas e óculos com proteção UV, barracas e protetores solares, que devem ter sempre fator de proteção (FPS) 30 ou maior. O Brasil é um dos países com maiores índices de radiação solar ultravioleta. Os raios UV podem alterar as células da pele e provocar envelhecimento precoce, alergias e, em casos mais graves, câncer.


O protetor solar atua formando uma fina camada na pele que reflete os raios UV, protegendo-a dos efeitos nocivos do sol. Mas, atenção: para garantir a eficácia do produto, é necessário aplicá-lo ao menos 30 minutos antes de se expor ao sol, e reaplicá-lo a cada duas horas. Com os cuidados certos, é possível garantir um bronzeado bonito, duradouro e saudável!

5 views0 comments

Comentários


bottom of page