top of page
  • Writer's pictureEquipe AFIT Comunica

10 benefícios da atividade física para a saúde


Quando se fala em benefícios da atividade física para a saúde, normalmente, as primeiras coisas que nos vêm à mente são emagrecimento e resistência física, não é mesmo? Mas você sabia que a prática regular de exercícios pode trazer muitas outras vantagens? Veja abaixo as principais e mexa-se!


1. Pode fazer você se sentir mais feliz

Os exercícios produzem alterações nas partes do cérebro que regulam o estresse e a ansiedade, aumentando a produção dos hormônios serotonina e noradrenalina, que aliviam os sentimentos de depressão.


Um estudo pediu que 26 homens e mulheres saudáveis, que normalmente se exercitavam regularmente, continuassem ou parassem de se exercitar por duas semanas. Aqueles que pararam de se exercitar experimentaram episódios mais frequentes de mau humor. Quer saber o melhor de tudo? Não importa a intensidade do seu treino: por mais leve que seja, ele já é capaz de melhorar o seu humor!


2. Pode ajudar com a perda de peso

Estudos mostram que o sedentarismo é um fator importante no ganho de peso e obesidade. O exercício regular aumenta sua taxa metabólica basal, te ajudando a queimar mais calorias e a perder peso mesmo quando você está em repouso. Além disso, a combinação de exercícios aeróbicos com treinamento de resistência pode maximizar a perda de gordura e a manutenção da massa muscular, essencial para manter o peso.


3. É bom para os músculos e ossos

O exercício desempenha um papel vital na construção e manutenção de músculos e ossos fortes. Quando combinada com a ingestão adequada de proteínas, as atividades de força podem ainda estimular a construção muscular, prevenindo lesões comuns à medida que envelhecemos.


4. Pode aumentar seus níveis de energia

Um estudo descobriu que seis semanas de exercícios regulares reduziram a sensação de fadiga em 36 pessoas saudáveis ​​que relatavam cansaço persistente. Além disso, foi demonstrado que o exercício aumenta os níveis de energia em pessoas que sofrem de doenças progressivas, como câncer, HIV / AIDS e esclerose múltipla.


5. Pode reduzir seu risco de doença crônica

O exercício regular melhora a sensibilidade à insulina, a aptidão cardiovascular e a composição corporal, diminuindo a pressão arterial e os níveis de gordura no sangue. Como resultado, as pessoas ativas têm menos chances de desenvolver diabetes e problemas cardíacos.


6. Pode ajudar a saúde da pele

Sua pele pode ser afetada pela quantidade de estresse oxidativo em seu corpo. O exercício moderado regular pode aumentar a produção de antioxidantes naturais do seu corpo, que ajudam a proteger as células.


7. Pode ajudar a saúde do cérebro e a memória

O exercício pode melhorar a função cerebral e proteger as habilidades de memória e pensamento. Isso porque ele aumenta a frequência cardíaca, melhorando o fluxo de sangue e oxigênio para o cérebro. As atividades regulares também podem estimular a produção de hormônios que podem aumentar o crescimento das células cerebrais.


8. Pode ajudar com relaxamento e qualidade do sono

O exercício regular pode te ajudar a relaxar e dormir melhor, já que estimula os processos de recuperação durante o sono, e ajuda as pessoas a se sentirem mais energizadas durante o dia.


9. Pode reduzir a dor

Por muitos anos, a recomendação para o tratamento da dor crônica foi repouso. No entanto, estudos recentes mostram que o exercício ajuda a reduzir esse desconforto, especialmente quando ele é associado a dor lombar crônica e fibromialgia.


10. Pode melhorar sua vida sexual

O exercício regular pode fortalecer o sistema cardiovascular, melhorar a circulação sanguínea, tonificar os músculos e aumentar a flexibilidade, o que pode melhorar sua vida sexual.


E aí? O que você está esperando para começar a se exercitar? Procure a orientação de um profissional de Educação Física e não fique parado!


12 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page